quinta-feira, 28 de julho de 2011

UMA HOMENAGEM AOS MOTOCICLISTAS

Prezado amigo motociclista,

No Dia do Motociclista, ontem - 27 de julho, cabem algumas reflexões... e, dentre elas, lembrar que para continuar festejando esta data por longos e longos anos, é necessário ter cautela ao pilotar.

Lembre-se do prazer e da alegria que compartilhamos em nossos encontros!
Apesar de termos a consciência de que você já sabe todas as regras para uma boa pilotagem, receba, sob forma de extremo cuidado com sua integridade, algumas regras que valem a pena ser relembradas:

 1) Use capacete de cores vivas e que se ajuste a sua cabeça. Prefira botas com solas de couro e cano alto, protegendo bem o tornozelo. Calças compridas de tecido resistente e jaqueta. Dê preferência ao couro. As luvas também devem ser de couro.
 
 2) Moto bem regulada e em bom estado de funcionamento. Verificar pneus e luzes e não modificar o sistema de escapamento. Você vai contribuir para diminuir a poluição, menos fumaça e menos ruído.

 3) Não vá costurando no trânsito entre os outros carros em movimento. Dirigir defensivamente vai evitar acidentes.

  4) Fique visível aos outros veículos no trânsito. Há muitos pontos cegos para os motoristas e, mesmo durante o dia, circule com o farol aceso. Não se esqueça de sempre sinalizar seus movimentos.
 
 5) Os cruzamentos são pontos de máxima atenção, fique sempre atento. Parar e olhar pode ser uma questão de vida ou morte. Fique no seu espaço e não divida a mesma faixa com outros veículos.

 6) Buracos, areia, poças d’água e óleo no chão são verdadeiras armadilhas urbanas. Esteja sempre alerta. Se você dirige na cidade ou em estradas, mesmo que diariamente, sempre pode aparecer um desses perigos. Você pode demorar mais, mas vai chegar inteiro.

 7) Os freios devem ser usados com muita habilidade. Você deve frear sempre os dois ao mesmo tempo. Fique esperto. O freio traseiro além de ajudar a parar, mantém o equilíbrio da motocicleta.

 8) Se você estiver com um carona, não se esqueça: ele também deve estar obrigatoriamente, de capacete e de preferência com as mesmas roupas que ajudam na segurança.

 9) Se você precisa dirigir a noite, lembre-se: sua capacidade de visão é seis vezes menor do que você tem durante o dia. Reduza a velocidade e fique a uma distância maior do veículo que está a sua frente.

 10) Dirigindo com chuva, sua velocidade deve ser menor ainda e guardando uma distância ainda maior. Use capacete com visor fechado e, evite acelerações e frenagens fortes.

 11) Com neblina, primeiro desaparecem as cores fracas. Por isso, você deve usar roupas com cores fortes e faixas reflexivas no capacete. O farol deve estar baixo. Com o farol alto você vai dificultar a sua visão e a possibilidade de um acidente é muito maior.

 12) Uma postura correta o ajudará com o cansaço e desgaste com longas viagens além de possíveis problemas físicos. Suas costas devem ficar sempre eretas, nunca arqueadas. A cabeça deve ficar sempre alta, ombros relaxados e os cotovelos mais baixos que o guidão. As mãos devem pegar as manoplas bem no centro e os punhos ficarão mais baixos do que as mãos. Os joelhos devem ficar encostados no tanque de combustível, com os pés paralelos ao solo. O salto do sapato deve ficar encaixado nas pedaleiras e a ponta do pé direito sobre o pedal do freio traseiro. Em hipótese alguma dirija sua moto com sandálias ou descalço. Você precisa pensar na sua segurança.

 13) Dirija com cuidado dando segurança a você e ao pedestre. Dê preferência de passagem a ele. Respeite a faixa de pedestre. Cuidado no trânsito congestionado, o pedestre pode não perceber a presença da moto pelo corredor.

 Fique alerta! Prevenir sempre foi e será a melhor maneira de agir!
 Liberdade e aventura com muita segurança!!!

 Saudações motociclisticas,
 Aziz e Diretoria


Fonte: BMW Rio Motoclube

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