quinta-feira, 22 de março de 2012

Harley Davidson FLHTK Electra Glide Ultra Limited: Conforto, potência e tecnologia em uma só moto


Logo de cara, tudo impressiona. O nome com sobrenome, Harley Davidson FLHTK Electra Glide Ultra Limited, e seus números: 400 quilos de peso seco, 2.525mm de comprimento, 1.690 cm³, 13,9 kgf.m de torque e bagageiros com capacidade para mais de 67 litros. Lógico que você pensa duas vezes antes de começar a rodar com ela. Não é uma máquina para qualquer situação. É uma moto que pede estradas muito bem pavimentadas e nada de trânsito pesado na cidade, como qualquer outra motocicleta touring de grande porte.


O que chama atenção logo de início é a perfeita ergonomia e o excelente conforto. O largo tanque de 22,7 litros faz com que as pernas mais afastadas do que o habitual em outras touring, mas isso em nada atrapalha a posição de pilotagem.

Se você procura LED´s e instrumentos digitais, esqueça. Tudo na Ultra é clássico e mantém a sobriedade e padrão de bom acabamento e esmero das HD. A tecnologia de ponta está escondida e as únicas coisas modernas que você vai ver são o hodômetro digital dentro do velocímetro analógico e o sistema de som. Os punhos possuem diversos comandos. Quatro somente para ajustar o fantástico sistema de áudio Harman-Kardon que conta com quatro alto-falantes de 20 watts por canal além de rádio AM/FM, CD, MP3, um intercomunicador e CB (a famosa faixa do cidadão). A qualquer velocidade você consegue um som puro e perfeito devido à qualidade, posição e potência dos alto falantes.


Bem, checado a localização de todos os botões e testada suas funções, vamos colocá-la em movimento. Vale citar que os controles manuais da HD são extremamente intuitivos, não precisando de muita memorização de onde ficam e como apertá-los. Os comandos dos piscas ficam um em cada punho e desligam sozinhos ou apertando-os novamente. Naturalmente, você se acostuma.


Quando em movimento, a sensação de moto grande e pesada desaparece. O motor de grande cavalaria cresce uniforme e a entrega de potência acontece de forma suave. Com o aumento progressivo da velocidade, começamos a sentir o quanto a moto é confortável para se rodar. O assento largo e de espuma bem macia fica a 745mm do solo e permite um bom posicionamento do piloto.

As suspensões cumprem bem a finalidade de manter a estabilidade e transmitir conforto a seus ocupantes. Isso graças a um sistema ajustável a ar somente para a traseira, proporcionando a regulagem de acordo com o estilo de pilotagem e carga da moto. Os freios Brembo com ABS são de série e completam o conjunto, passando segurança e confiabilidade. Composto por disco duplo de 32mm na dianteira com 4 pistões e simples na traseira, também com pinça de 4 pistões.


O chassi é bastante rígido e não apresenta flexões, mesmo quando exigido em curvas mais fechadas.

Se ficar preso em algum engarrafamento, basta usar o EITMS (Engine Idle Temperature Management Strategy). Resumindo, este é um sistema que automaticamente corta o combustível e a centelha do cilindro traseiro para baixar a temperatura do motor e evitar que o piloto e garupa fiquem sentindo o vento quente proveniente do motor. O sistema pode ser acionado pelo piloto, bastando virar o acelerador em sentido contrário.

Ao chegar na estrada, tudo muda. A tensão inicial já passou e agora é só acelerar mais um pouco, aumentar o volume do som e curtir a Ultra em seu habitat natural. Na estrada, percebemos toda a força do Twin Cam 103. Este poderoso motor de formato em V, que somado a uma injeção eletrônica sequencial bem acertada, um par de escapes bem dimensionados e sua transmissão de seis velocidades Six-Speed Cruise Drive, não poderia dar em outra coisa a não ser muita potência, respostas suaves e uma rápida aceleração.
 
Uma vez pilotando a Ultra na estrada você sentirá o grande diferencial deste modelo: a potência aliada ao grande conforto. Tudo nela foi pensado para este fim. Três grandes malas onde cabe muita bagagem, assentos de dois níveis com encosto para o passageiro, bastante proteção aerodinâmica e uma boa autonomia graças ao seu grande tanque. Mas é para isso que a Electra Glide Ultra Limited foi feita: para longas viagens, onde piloto e garupa terão tempo suficiente para aproveitar toda tecnologia, conforto e incontáveis ‘mimos’ de série que acompanham este modelo.


Um simples final de semana a bordo desta máquina poderia ser prolongado indefinidamente sem ficar cansativo ou redundante, ratificando a sensação de liberdade relacionada às motocicletas.






Fonte: Best Riders

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