quarta-feira, 18 de abril de 2012

Honda XL700V Transalp – A bigtrail da Honda

Lançada no ano passado, a XL700V Transalp é a aposta da Honda para competir no cada vez mais concorrido mercado das Big-trails no Brasil.

No Brasil a Honda é relativamente novata no segmento das Bigtrails. Antes da Transalp, apenas a XL1000V Varadero foi vendida, mas ficou pouco tempo (entre 2007 e 2009). Excelente Moto, mas descontinuada sem motivo aparente.

Mas no exterior, a Honda sempre possuiu alguns exemplares marcantes, como a Africa Twin e a própria Transalp, que são Motos que já existem desde a década de 80, lançadas para concorrer com a Yamaha Ténéré, e que já tiveram opções de motorização monocilíndrica e bicilíndrica de 500 a 650cc.



Nesta última versão, a Motocicleta possui um motor de 680cc em V a 52°, que é capaz de gerar até 60 cv a 7.750 RPM de potência e 6,12 kgf.m de torque a 6.000 RPM.


Características

O conjunto é simples, mas completo, e a moto pode encarar qualquer tipo de terreno, em qualquer condição.

As rodas são raiadas (com raios centrais) são de alumínio e pneus são com câmara de ar. Não é o melhor dos mundos, mas ajuda a manter o custo do projeto baixo, e permite o uso off-road mais intenso do que rodas de liga leve. A suspensão dianteira é convencional, sem ajustes, e a traseira é pró-link e possui apenas ajuste de pré-carga da mola. Na roda dianteira há dois discos de freio (fixos), com duas pinças de dois pistões cada (3 pistões na versão C-ABS), e na roda traseira, um disco simples com pinça de um pistão. O ABS é opcional e não há um botão para desconecta-lo (mas dá para fazer isso de outras formas).




O quadro é tubular em aço, o que torna o conjunto um pouco pesado, mas que atende bem a proposta da moto. O painel é totalmente eletrônico e é bem completo, com velocímetro digital, dois hodômetros parciais, hodômetro total, marcador de combustível, relógio e luzes espia.


No mais, a moto conta com farol único, mas com duas lâmpadas (uma para o farol alto, outra para o baixo), para-brisa baixo, e tanque de 17,5 litros, que não é tão grande, mas tem boa autonomia.



A Honda XL700V Transalp é uma Big-trail valente, capaz de encarar qualquer terreno, boa para longas viagens, para terra, cascalho e brita. É um pouco grande e pesada para uso urbano mais intenso, mas na estrada ela se sai muito bem, apresentando motor com bom desempenho, boa autonomia, banco largo e confortável, e conjunto bem completo. O ABS opcional é realmente uma enorme vantagem sobre a concorrente da Suzuki, embora nos demais quesitos a V-Strom seja mais completa. O preço mais baixo também é um grande atrativo.

Ficha técnica

Motor
Tipo: 4 tempos, 2 cilindros em V a 52°, 8 válvulas, OHC, refrigerado a líquido e cárter úmido.
Cilindrada: 680 cc
Diâmetro x Curso: 81,0 x 66,0 mm
Taxa de compressão: 10,0:1
Potência máxima: 60 cv @ 7.750 RPM
Torque máximo: 6,12 kgf.m @ 6.000 RPM
Marcha Lenta: 1.100 RPM +/- 100
Capacidade de óleo: 2,9 litros

Combustível

Alimentação: Injeção Eletrônica
Tanque de combustível: 17,5 litros

Eletrônica

Ignição: ECU/CDI
Partida: Elétrica
Bateria: 12V 11Ah selada
Saída do Alternador: 396 W
Farois: 12V 55W H11 x2

Transmissão

Embreagem; Multidisco banhada a óleo
Câmbio: Manual sequencial de 5 marchas
Redução final: 15/47
Transmissão final: Corrente com o-ring

Quadro

Tipo: Berço duplo em aço
 
Dimensões
Comprimento: 2.250 mm
Largura: 905 mm
Altura: 1.305 mm
Distância mínima do solo: 177 mm
Distância entre eixos: 1.515 mm
Caster: 28° 23′
Trail: 111 mm
Raio de curva: 2 m
Altura do assento: 841 mm
Peso em ordem de marcha: 214 kg (219 kg C-ABS)
Peso Bruto Total Máximo: 396 kg
Capacidade máxima de carga: 200 kg

Suspensão

Dianteira: Garfo telescópico de 41mm de diâmetro, 177mm de curso.
Traseira: Braço oscilante com Pro-link, pré-carga da mola ajustável, 173mm de curso.
Roda dianteira: Raiada, de alumínio, de 19*2.5 polegadas
Roda traseira: Raiada, de alumínio, de 17*3.5 polegadas
Pneu dianteiro: 100/90 R19 (com câmara)
Pneu traseiro: 130/80 R17 (com câmara)
Freio dianteiro: Dois discos fixos e ventilados, de 256 mm, mordido por duas pinças flutuantes de 2 pistões cada (3 no modelo C-ABS). Com ABS não-desconectável opcional.
Freio traseiro: Disco único ventilado, de 240 mm, mordido por pinça de 1 pistão, com ABS não-desconectável opcional.

Preço sugerido: R$ 31.800,00 Standard, R$ 34.300,00 C-ABS.

Cores: Verde metálico ou Branco




Fonte: Motos Blog

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